Mato Grosso, Domingo, 12 de Maio de 2024     
Novo Portal
Mestrado em Ciências Ambientais da Unemat inicia atividades
Mestrado em Ciências Ambientais da Unemat inicia atividades
18/05/2006 15:14:52
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os 20 primeiros mestrandos em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Mato Grosso já estão cursando as primeiras disciplinas do programa. Ministrado pelo pesquisador Antonio Carlos Diegues, professor doutor da Usp, a primeira disciplina enfoca o meio ambiente e sustentabibilidade, uma das áreas de concentração do programa. “Essa iniciativa da Universidade vem colocar junto grupos de alunos e professores para se pensar a questão de proteção, conservação do uso sustentável dos recursos naturais do Pantanal e das áreas contíguas que são a águas da Amazônia”, ressaltou Diegues sobre o enfoque do curso.

As atividades começaram no último dia (15) e teve como marco a cerimônia de aula inaugural apresentada por Diegues que discutiu a interdisciplinaridade, outra característica do curso. A solenidade presenciada pela secretária de Ciências e Tecnologia Ilma Grisoste Barbosa, e o presidente da Fapemat Antonio Camacho, foi presidida pelo reitor, Taisir Karim.

Em discurso que enfocou os caminhos para a concretização do primeiro programa de mestrado institucional da Unemat, a coordenadora do curso em Ciências Ambientais Carolina Joana Silva agradeceu os esforços empenhados pelos representantes da administração superior da Universidade, e governo do estado para a realização do curso que está entre as ações do Programa Água, Biodiversidade e Cultura – ABC do Pantanal e vinculado institucionalmente ao Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas da Unemat

Para Antonio Malheiros, diretor do ICNT, o caráter multidiciplinar do programa demonstrou a união dos campi, departamentos, institutos e faculdades que congregam a Universidade, possibilitando dessa forma a concretização desse primeiro curso que serve como orientação para os próximos ações da Universidade em nível de mestrado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação(PRPPG) Laudemir Zart,avaliou o momento de inicio das atividades do curso como resultado dos investimentos da Instituição na qualificação.“Esse momento representa uma conquista que é resultado de um investimento histórico da Universidade na qualificação de professores, e também da ousadia da Instituição em se firmar como universidade buscando seus mestrados e doutorados”, avaliou o pró-reitor

Contribuição

Uma conquista para a Universidade é assim que a secretária da Secitec,definiu a abertura das atividades do primeiro mestrado institucional da Unemat como uma conquista que vai refletir no fortalecimento da Instituição e contribuirá com a políticas ligadas a área ambiental no Estado.“É uma conquista fantástica para os próprios docentes , para quem é mato-grossense, e para as pessoas de outros estados que poderão ingressar futuramente nesse mestrado nas próximas turma. É um curso de grande interesse do Estado, que é a área ambiental. É um mestrado que vai auxiliar e contribuir com Mato Grosso”, declarou Ilma.

Saudando a equipe do programa de mestrado, pró-reitores chefes de institutos e faculdades e parceiros como a Secitec e Fapemat na concretização do curso, o reitor da Unemat lembrou os desafios enfrentados pela Instituição que hoje são reconhecidos como exemplos em nível nacional de oferta da graduação a grupos étnicos e comunidades específicas como ações diferenciadas no âmbito da Extensão , Pesquisa e Pós-graduação como é o caso desse mestrado, o primeiro na área de Ciências Ambientais no Estado“ A partir de agora a Unemat entra em uma nova fase que é a oferta da pós-graduação stricto sensu. Com esse primeiro mestrado a Unemat contribuirá ainda mais para desenvolvimento social de todo o centro oeste deste país”, ressaltou Taisir .

A cerimônia de aula inaugural contou com a presença da Pró-reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda Castrillon, e do Diretor da do Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (Iacce), Paulo Alberto Vieira e professores que integram o corpo docente da pós-graduação.

O curso

Com um formato multidisciplinar, estrutura que possibilita que aluno seja graduado em qualquer área do conhecimento, o programa possui duas áreas de concentração sendo elas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Educação Ambiental. A intenção é proporcionar a formação profissional de forma integrada e fundamentada nos princípios da ética e no compromisso com a qualidade de vida e a conservação ambiental.

Elaine Tortorelli

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 140313
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada